20/03/2018

VEM CHEGANDO O FAMA


                                                      Irmã Água, fonte de Vida!

Mas o que é isso afinal? FAMA = Fórum Alternativo Mundial da Água. Sim, porque ÁGUA é um DIREITO humano e não mercadoria. E ousamos ir mais além, água é um Bem, um direito dos povos, um patrimônio da humanidade toda.
O ilegítimo golpista governo do Michel Temer, abriu as portas para que as grandes corporações do mundo venham aqui no Brasil realizar o chamado Fórum Mundial da Água, com o objetivo único e exclusivo de tratar a questão da água como uma mercadoria rentável, lucrativa para poucos. De 17 a 22 de março, Brasília sediará tal evento.
Dia 22 de março, DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Por isso, mais de vinte entidades sociais, movimentos populares e sindicais, igrejas e organizações parceiras decidem realizar um Fórum Alternativo Mundial da Água = FAMA.  Por compreender que a água é nossa irmã, direito essencial para a vida das pessoas e do planeta, que todo ser vivo necessita dela para continuar vivendo, e também por não reconhecer a legitimidade deste fórum, porque ele é realizado num contexto de autoritarismo, pois vale pura e simplesmente o desenvolvimento econômico. Para afirmar o contrário é que será realizado o FAMA. Enquanto governos, manipulam os povos com um bonito discurso em relação a água, sabemos que o interesse é apenas o lucro para si e os seus. Sim, na agenda do fórum governamental está a venda, serão privatizados os nossos recursos hídricos, da água, e de muitos outros bens naturais como o petróleo, os minérios, a energia e tudo o que ainda existe neste planeta.
Eis porque o FAMA é um fórum paralelo que se realiza, nos mesmos dias e local. Para fazer o debate, construir alternativas e ampliar a resistência, na defesa pública, no controle social da água como um bem inegociável. Água é direito democrático. Portanto, jamais pode ser privatizada, entregue nas mãos de alguns ricos especuladores. Estes querem continuar acumulando riquezas às custas da sede e fome dos povos. Será um grande momento para as trabalhadoras e trabalhadores das cidades e do campo, se fortalecerem enquanto sujeitos da reconstrução da democracia, tomada de assalto pelo golpe de 2016. Certamente fortalecerá o compromisso comum de também ampliar a luta por todos os demais direitos tais como:  o fim da violência, da exclusão, fim da morte dos povos indígenas, de mulheres, de juventude negra das favelas. Queremos sim ter o direito de produzir alimentos saudáveis e que todas as pessoas tenham acesso a ele. A conquista de saneamento público, de energia em todas as casas com preço justo, de condições de vida e trabalho dignas de um ser humano, a liberdade de ir e vir, de dizer o que pensa, da garantia da   previdência pública com o direito a aposentadoria, o direito a cuidar da saúde pelo SUS, bem como do fim da intervenção militar. Liberdade e Democracia Já!
Por fim, a nós cristãs e cristãos cabe ainda a tarefa de acompanhar de perto em seu município como estão sendo tratadas todas estas questões. Este ano de 2018, exige que ninguém se omita de participar das pastorais sociais, dos movimentos sociais populares, das organizações sindicais, da luta pelos direitos humanos, da comunidade de fé e vida. Por aí passa a energia, a força e se renovam as esperanças. Um mundo justo e solidário começa por cada uma e cada um de nós. A paz só é possível se houver justiça. E a justiça se faz com o respeito aos direitos dos povos. Una-se a nós nesta Missão comum. Coloque suas mãos, pés e coração em ação. Amanhã poderá ser tarde demais. 
Saudações de Paz e Bem! 
 Ir. Irdes Lúcia Guadagnin - IFAP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pela sua participação!